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Título: Abordagem por projetos de trabalho no ensino de química em escola pública de Caruaru-Pernambuco
Autor(es): SANTOS, Eduarda Florencio
Palavras-chave: Método de projeto de ensino – Caruaru (PE); Química (Ensino médio); Ensino- Caruaru (PE); Aprendizagem
Data do documento: 26-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação trata de um estudo caracterizado como pesquisa-ação de cunho qualitativo descritivo, em que se buscou compreender acerca da abordagem por projetos de trabalho no Ensino de Química em uma escola pública da Rede Estadual da cidade de Caruaru – PE. Tendo como objetivo principal investigar de que maneira os professores da educação básica desenvolvem projetos de trabalho e sua relação com o ensino e aprendizagem de Química. Para tanto, participaram deste estudo um gestor, três professores e trinta alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada, o roteiro de observação da oficina e aplicação de questionário. A oficina realizada teve como objetivo proporcionar conceitos e estimular discussões sobre fundamentos teóricos e metodológicos da abordagem por projetos de trabalho e analisar a relação ensino e aprendizagem promovida a partir da oficina proposta. A organização e análise dos dados obtidos tiveram como referência Bardin (2011), seguindo-se as etapas de pré-análise, exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Diante dos resultados observou-se que a gestão não é exercida de forma participativa, quando se refere aos projetos, as concepções da prática de projetos em química é relacionada diretamente a parte experimental. Além disso, a não formação acadêmica em Química-Licenciatura por parte de dois docentes entrevistados dificulta a implementação dessa prática em suas aulas de forma significativa. Os resultados da oficina nos revelaram que trabalhar com projetos nas aulas de química é algo realizável, entretanto, dificuldades são apresentadas: a jornada de trabalho, as poucas aulas e falta de recursos materiais. Constatamos por meio do questionário aplicado aos alunos que a contextualização, conscientização e a apropriação do conteúdo de funções inorgânicas foram às contribuições mais significativas dentro dos resultados apresentados. Pode-se dizer que essa proposta contribuiu de forma significativa para um novo olhar da prática de projetos e proporcionou momentos de aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa para o estudo da química.
Descrição: FREITAS, Ana Paula de Souza de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SOUZA, Ana Paula
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32195
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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